Não é de hoje que a evolução científica e a consequente ampliação do conhecimento tornam necessária uma renovada construção teórica. É nesta perspectiva que a Universidade Franciscana passa a ofertar o curso de graduação em Tecnologia em Jogos Digitais, o primeiro da região Centro do Rio Grande do Sul.
O curso se insere no preceito de que a inovação tecnológica das últimas décadas mudou não apenas as ferramentas que são utilizadas, mas, também, a forma de conhecer e de pensar. Segundo a Associação Brasileira dos Desenvolvedores de Jogos Digitais (Abragames), o mercado de produção de jogos virtuais cresceu cerca de 600% em oito anos no Brasil. Por isso, o curso de graduação em Tecnologia em Jogos Digitais da UFN se destina a formar tecnólogos para atuar na criação, projeção, implementação, testagem, implantação, gerenciamento, manutenção e avaliação de jogos digitais para diferentes plataformas.
“A ideia é que os acadêmicos aprendam a produzir recursos multimídia inters para serem usados em vários setores do mercado de trabalho. Que os alunos estejam aptos a produzir, além de jogos de entretenimento, para educação, setor da saúde, treinamento empresarial, para publicidade, entre tantos outros”, explica o professor Iuri Lammel.
O corpo docente é formado por professores dos cursos de Sistemas de Informação, Ciência da Computação, Publicidade e Propaganda, Design, Jornalismo, entre outros. “Trabalharemos tanto a parte de programação quanto a de design a fim de que o aluno possa seguir pelo enfoque que tenha mais interesse e aptidão. É aí que entra a direção de arte para jogos, com desenvolvimento de personagens e de cenários, e de ilustração em 2D e 3D em laboratórios específicos e programas gráficos”, explica a professora Graziela Frainer Knoll, do curso de Publicidade e Propaganda.
Ricardo Frohlich, docente dos cursos de Sistemas de Informação e Ciência da Computação, esclarece que a parte de programação que fará parte da grade curricular do curso será focada no desenvolvimento de jogos: “Um dos diferenciais é que já a partir do 4º semestre, os acadêmicos já deverão encaminhar um projeto a ser desenvolvido, além do trabalho de final de graduação. Isso também facilita ao estudante definir para qual eixo temático irá seguir dentro do curso”.
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