A Engenharia Biomédica é a área da engenharia que se dedica ao desenvolvimento e produção de próteses, instrumentos médicos, equipamentos de diagnóstico, e ao estudo dos organismos vivos do ponto de vista da engenharia.
O engenheiro biomédico projeta, desenvolve, monta os equipamentos e faz a sua manutenção corretiva e preventiva. Pode calibrar e aferir os equipamentos médicos, criar softwares e equipamentos eletrônicos que aperfeiçoam as máquinas de uso dos médicos, enfermeiros e dentistas. Realiza ainda pesquisas científicas para a descoberta de novos materiais e instrumentos biomédicos. Pode aplicar seus conhecimentos em biomecânica para projetar órteses e próteses. Tem conhecimentos em assuntos regulatórios de produtos para saúde.
O curso de graduação em Engenharia Biomédica da Universidade Franciscana é atualmente o único na região sul do país reconhecido pelo MEC e pelo CREA. No ambiente acadêmico os alunos têm a possibilidade de desenvolver os conceitos de engenharia aplicada a saúde, atuando de forma interdisciplinar com professores e alunos de fisioterapia, terapia ocupacional, odontologia e medicina.
A engenharia biomédica é considerada uma das principais profissões para o futuro, sendo elencada como uma das mais importantes no mercado norte americano. Os egressos do curso são capacitados para atuarem em diversos mercados nas áreas de equipamentos médicos, pesquisa em biomateriais, desenvolvimento de clínicas e ambientes de reabilitação e gestão de equipamentos hospitalares. Por ser um curso voltado para as tecnologias em saúde, a inovação e empreendedorismo são pontos chaves para o sucesso do profissional, sendo estimulado, desde o início das atividades acadêmicas, a participação em projetos de pesquisa e a criação de novos produtos, empresas e negócios.
Espera-se que o estudante desenvolva um perfil de engenheiro biomédico com formação humanista, crítica, reflexiva e empreendedora, capaz de desempenhar atividades técnicas e gerenciais, multidisciplinares na interface da engenharia com a saúde. Além disso, deve ser capacitado a identificar, a resolver problemas, a projetar e caracterizar sistemas e dispositivos e a incorporar a evolução das novas tecnologias, para a promoção da saúde e da qualidade de vida dos cidadãos.
Preencha os campos do formulário e fortaleça a sua história.